República
Concurso de Jornais Escolares
Edição impressa - número comemorativo, no dia 5 de Outubro de 2010
Flashes do quotidiano Olhar, observar, captar e transmitir - quatro acções que gerarão outras tantas e poderão ajudar-nos a pensar a escola, a cidade, o país, o mundo. O espaço está aberto. Participem!
Vídeo-reportagem sobre ciência.
Debaixo dos pés - Estudo parasitológico nos jardins de Bragança
Clique aqui para ampliar.
Início
Ano novo, vida nova PDF Imprimir e-mail
Rita Teixeira - 10ºB   
13-Nov-2009
O início do ano lectivo nem sempre é bom para todos.  Para uns é uma óptima altura, pois é hora de rever os amigos, conhecer novos colegas e também professores. Mas não nos podemos esquecer daqueles que no início de todos os anos lectivos têm de refazer a sua vida. Há inúmeros professores e, com eles, os seus filhos, que todos os anos pegam nas suas coisas e partem com a casa às costas para um sítio desconhecido, onde vão iniciar uma nova etapa da sua vida. Ainda há aqueles que, não podendo levar a família, partem, simplesmente, para outra cidade, deixando os seus filhos ao cuidado de outros.
Raramente nos pomos nos seus lugares, nunca imaginamos como seria começar todos os anos uma nova vida num sítio sempre diferente, com pessoas que não conhecemos. Também não pensamos o quão difícil é ficar sem um pai ou uma mãe em casa, só porque este não ficou colocado na cidade onde vivia.
É muito difícil imaginá-lo. Não há nada melhor do que ouvir um testemunho real.
Apresento, então, dois testemunhos um da colega e amiga Isabel Pinheiro de Campos, que esteve na nossa escola durante o sétimo, o primeiro período do oitavo e o nono anos, mas que, devido à colocação dos pais, teve de seguir um novo rumo e outro de uma colega do 9º ano.
 
Isabel Campos 
“Ser filha de um professor é difícil, mas ser filha de pai e mãe professores é muito pior, principalmente quando estes não são efectivos. Esta situação já me obrigou a mudar duas vezes de sítio, escola e amigos, o que acaba por não ser o melhor.
Já estive nos Açores e agora estou em Chaves, mas ainda bem que tenho tido a sorte de ter conhecido pessoas simpatiquíssimas e locais maravilhosos, o que ajuda a ambientar-me com facilidade. No início custou-me muito afastar-me de tudo e todos, principalmente num sítio tão longe como os Açores. Mas acabei por me habituar porque não podia pensar que era o fim do mundo. Os amigos ficam sempre e posso visitá-los quando quiser.
Pensando bem, mudar de “ares” até nem é mau de todo, pois no fundo acaba por ser uma boa e nova experiência.
Mas há casos e casos e nem todos têm a mesma sorte que eu e acabam por sofrer muito com esta situação. Temos, então, de seguir em frente e viver esta experiência ao máximo e da melhor maneira.” (Isabel Campos)
 
Ana João Guerra
"Ser filho de professor é bom. Ser filho de professor em constante deslocação, não é tão bom. Ver um pai ou uma mãe, como o meu caso, todas as segundas sair de casa às 6.30 da manhã e só voltar a vê-lo(a) na sexta-feira à tarde é, no mínimo triste e preocupante. Sem falar em quem tem irmãos mais pequenos, que tem de arcar com muitas responsabilidades. Além de ser estudante, é também uma nova “dona de casa” e um porto seguro para os irmãos. É como carregar meio mundo às costas.
    O mais revoltante é ver pessoas com menos experiência a trabalhar perto de casa e partir aqueles que já contam com muitos anos de serviço e de vida, pessoas que deixaram metade da vida numa escola.
    Para finalizar, aqui fica o conselho da minha mãe: Nunca queiram ser professores num país que não valoriza a educação.”
 
 
 
< Artigo anterior   Artigo seguinte >
 Cartaz "Dança na Escola"
Há muita criatividade por aí, como provam os trabalhos multimédia que os alunos desenvolvem. Se gostas de informática, se te interessas por vídeo, flash, ou outro tipo de animação, junta-te a esta equipa ou faz chegar a ela os teus trabalhos. Podes vê-los na secção Multimédia deste jornal.

 Clube de Xadrez
Sessões de treino às Quartas-Feiras,
    das 14h30 às 16h00, na Sala 5.


 Clube de Jornalismo
Sextas-feiras, 15 horas, na Biblioteca
Aparece!
 
 
Estes são os pins do Outra Presença. Procura-os junto dos membros do Clube de Jornalismo.
 
Pins

 
Acordo Ortográfico
Aqui está uma útil ferramente: um conversor que permite a adaptação ortográfica de excertos de texto a ortografia decorrente do Acordo de 1990

Eu, jovem do interior, me pronuncio
Leia aqui as sugestões dos jovens para a sua região

Dois dedos de Europa

As Crónicas de Mário Sá


Placar

A V edição do Campeonato já começou. Este ano com uma novidade: questões sobre cultura. Participa! Pede os testes na Biblioteca.
 

Blogosfera

Blogues de alunos e ex-alunos da ESAB

Photoblog (Carlos Afonso e Rui Freixedelo)

Inês, mulher, rainha (7ºA)

Avenida Central (Pedro Morgado)

 

 

O Livro da Semana

Livro "A vida num sopro"

Inquéritos

Top ESAB Fevereiro
 
 
SIDA - Não discrimine
É a atitude que propõem os jovens que produziram este trabalho. Ligue o som 

Quiz ambiental

Logotipo do jogo do Eco-questionário

Gota a gota

 Gota de água com um copo na mão

Poupe água (H2O)

Em exibição no Fórum Theatrum

Filmes em exibição

Sabes qual a tua pegada ecológica?

 Logotipo da pegada ecológica

Não deixes de a calcular. Visita  http://www.myfootprint.org/ e responde ao questionário. A conclusão pode surpreender-te.

Ritmos & Paletas

 Ritmos & Paletas

Edição Impressa

Fevereiro_2010_caderno_principal

Maio - 2010

Edição impressa - suplemento

Edição impressa_fevereiro_10_pagina1
Maio - 2010 - Especial Biodiversidade 
 

Biblioteca

Logotipo da biblioteca

Ementa do Refeitório

Roda dos alimentos

Ciência à minha medida

Este é o teu espaço.
Coloca aqui as tuas questões  e procura depois as respostas. Perguntar é aprender.

Logotipo da ciência à minha medida

Autenticação






Esqueceu a senha?
Sem conta? Criar Conta!

Sugestões de leitura

imagem não encontrada
 

Associações de Profissionais do Ensino

Associação de Professores de Educação Física
Associação de Professores de Educação Física 
Associação de Professores de Francês
Associação de Professores de Francês
 Associação de Professores de Geografia
Associação de Professores de Geografia
Associação de Professores de História 
Associação de Professores de História
Associação de Professores de Informática
Associação de Professores de Informática 
Associação de Professores de Inglês
Associação de Professores de Inglês
Associação de Professores de Português
Associação de Professores de Português
Sociedade Portuguesa de Física
Sociedade Portuguesa de Física 
Sociedade Portuguesa de Matemática
Sociedade Portuguesa de Matemática
Sociedade Portuguesa de Química
Sociedade Portuguesa de Química
Sociedade Portuguesa de Filosofia
Sociedade Portuguesa de Filosofia 

 

Difusão de Notícias

 Logotipo da Ciência Viva
 Logotipo do CRIE
 
Skoool
 
 Ciências TIC
 

Imprensa

 

 
 
 
 Highbeam

Clube de Jornalismo

 Carina vitor Beatriz Diana Adriana joana_meco Daniela
Carina Fernandes
Vitor Minhoto
 Beatriz Delgado
 Diana Malhão
 Adriana Pires

Joana Meco

 Daniela
 Rita Joana Mariana Veronica Carolina JoanaEquipa OP
Rita Teixeira
 Joana Teixeira Mariana Lopes
 Verónica Podence
Carolina Pires

Joana Gonçalves

Clube de Jornalismo  - Sexta - 14:30

[+]
  • Narrow screen resolution
  • Wide screen resolution
  • Increase font size
  • Decrease font size
  • Default font size
  • fresh color
  • warm color