Início seta Terra Nossa seta Conhecem Bragança?
Conhecem Bragança? PDF Imprimir e-mail
Ana Carolina Pires, Daniela João, Joana Gonçalves - 7º C   
22-Dez-2009
Bragança é uma cidade de pequena dimensão, mas bastante rica em termos culturais. Com cerca de 20 mil residentes, oferece variados museus, pontos turísticos e históricos de interesse regional e nacional e iniciativas que promovem a cultura regional e divulgam a nacional e internacional.
 
Imagem Activa
            
Museus como o Abade de Baçal, o Militar, o Ibérico da Máscara e do Traje, a Casa da Seda, diferentes monumentos como o Castelo, a Dómus Municipalis e o Pelourinho oferecem aos residentes e aos visitantes a possibilidade de viajar na história da região e do país.
A cidade concentra um elevado número de igrejas. Desde a mais antiga (Igreja de Santa Maria) até à mais recente (Igreja dos Santos Mártires) e à recém-inaugurada  Catedral, são variados os estilos e as tendências arquitectónicas que podem ser observadas.
Na área do espectáculo existem vários locais onde a cultura é celebrada: o Teatro Municipal de Bragança, que apresenta vários tipos de espectáculos (teatros, bailados, concertos…) e a sala de cinema Castello Lopes, situada no BragançaShopping. Existe também uma escola de música, o Conservatório de Música de Bragança, onde são leccionados vários instrumentos, e uma escola de Ballet que abrem as portas à população, promovendo espectáculos com os seus alunos. Os que preferem a pintura têm a possibilidade de aprender a pintar com um dos pintores da região e de visitar as diversas exposições permanentes e temporárias que ocupam as salas do Centro Cultural e do Centro de Arte Contemporânea.
Os livros podem ser encontrados nas duas bibliotecas (Biblioteca Municipal e Biblioteca Adriano Moreira) localizadas no centro da cidade, sendo a segunda exclusivamente reservada aos livros que Adriano Moreira cedeu recentemente à cidade, depois de assinado um protocolo com a Câmara Municipal.
No que toca à ciência, Bragança tem dois locais de particular interesse: o Centro de Ciência Viva e a Casa da Seda, onde se pode aprender ciência de uma forma divertida.
Bragança também tem vários meios de comunicação social. Quatro jornais (A Voz do Nordeste, Nordeste, Mensageiro Noticias e Informativo), duas rádios (RBA e Brigantia) e a presença de jornalistas de dois canais de televisão. Todos publicam notícias regionais e também algumas nacionais e até internacionais.
Além destes espaços físicos, decorrem ao longo do ano diversas iniciativas que trazem à cidade muitos turistas e animam o ambiente. Feiras, como a das Cantarinhas, a do Artesanato e a do Livro, a Bienal da Máscara, o Sarau da Poesia, a Norcaça e Norpesca, a Norcastanha fazem parte da rica agenda cultural de Bragança. No Verão, são realizadas as Festas da Cidade, que incluem a Festa da História, e que são, em geral, aquelas em que a população participa mais.
Também importantes no desenvolvimento cultural da cidade são os estabelecimentos de ensino: três escolas com 3º ciclo e secundário, duas básicas de 2º e 3º ciclos, diversas com 1º ciclo, um Instituto Politécnico, o Instituto de Emprego e Formação Profissional e a Escola Prática Universal.
De que é que os brigantinos estão à espera? Quando começarão a usufruir daquilo que a cidade lhes oferece?
 
< Artigo anterior   Artigo seguinte >

Ritmos & Paletas

 Ritmos & Paletas

Edição Impressa

Fevereiro_2010_caderno_principal

Maio - 2010

Edição impressa - suplemento

Edição impressa_fevereiro_10_pagina1
Maio - 2010 - Especial Biodiversidade 
 

Associações de Profissionais do Ensino

Associação de Professores de Educação Física
Associação de Professores de Educação Física 
Associação de Professores de Francês
Associação de Professores de Francês
 Associação de Professores de Geografia
Associação de Professores de Geografia
Associação de Professores de História 
Associação de Professores de História
Associação de Professores de Informática
Associação de Professores de Informática 
Associação de Professores de Inglês
Associação de Professores de Inglês
Associação de Professores de Português
Associação de Professores de Português
Sociedade Portuguesa de Física
Sociedade Portuguesa de Física 
Sociedade Portuguesa de Matemática
Sociedade Portuguesa de Matemática
Sociedade Portuguesa de Química
Sociedade Portuguesa de Química
Sociedade Portuguesa de Filosofia
Sociedade Portuguesa de Filosofia 

 

 Logotipo da Ciência Viva
 Logotipo do CRIE
 
Skoool
 
 Ciências TIC
 

Imprensa

 

 
 
 
 Highbeam

Clube de Jornalismo

 Carina vitor Beatriz Diana Adriana joana_meco Daniela
Carina Fernandes
Vitor Minhoto
 Beatriz Delgado
 Diana Malhão
 Adriana Pires

Joana Meco

 Daniela
 Rita Joana Mariana Veronica Carolina JoanaEquipa OP
Rita Teixeira
 Joana Teixeira Mariana Lopes
 Verónica Podence
Carolina Pires

Joana Gonçalves

Clube de Jornalismo  - Sexta - 14:30

[+]
  • Narrow screen resolution
  • Wide screen resolution
  • Increase font size
  • Decrease font size
  • Default font size
  • fresh color
  • warm color