República
Concurso de Jornais Escolares
Edição impressa - número comemorativo, no dia 5 de Outubro de 2010
Flashes do quotidiano Olhar, observar, captar e transmitir - quatro acções que gerarão outras tantas e poderão ajudar-nos a pensar a escola, a cidade, o país, o mundo. O espaço está aberto. Participem!
Vídeo-reportagem sobre ciência.
Debaixo dos pés - Estudo parasitológico nos jardins de Bragança
Clique aqui para ampliar.
Início
Fim? PDF Imprimir e-mail
Verónica Falcão - 10ºB   
04-Jan-2010
Olhamos hoje para aquilo que nos envolve com uma certa nostalgia, depois de tantas vezes ouvirmos certezas que nunca se fundamentaram nos factos observados sobre os mais variados assuntos, mas, em particular, sobre o apocalipse. Sabemos, na verdade, que o fim está próximo, ou não fosse este o último ano da primeira década do século que presenciamos.
Referia-me eu ao final desta década, mas há, realmente, quem afirme e acredite veementemente que estamos perto de assistir ao termo do Mundo, que levaria inevitavelmente à morte da nossa espécie.
Várias têm sido as teorias sobre o fim do local que nos acolhe há tantos milhares de anos; exemplo disso são as “profecias” que confirmavam isso mesmo para o início deste século, mais precisamente, o dia 1 de Janeiro de 2000.
Desta vez, acreditam que o apocalipse está agendado para o dia 21 de Dezembro de 2012, facto apoiado por diversos profetas, civilizações, cientistas e religiosos. Um dos veredictos que mais tem influenciado esta crença é o calendário Maia, que afirma que a Terra tem 5 grandes ciclos, cada um com 5.125 anos aproximadamente. Segundo este, encontramo-nos na quinta era, tendo as outras quatro terminado em destruição, e a data para o final desta será a 21 de Dezembro de 2012. A profecia parece basear-se num alinhamento do Sol com o centro da nossa galáxia, fenómeno cósmico que ocorre a cada 26.000 anos. Outra das ideias mais aceites é que se verificará uma inversão dos pólos da Terra, gerada por distúrbios nos campos magnéticos do Sol, que resultaria em tormentas solares, acabando por afectar a polaridade do nosso planeta. A inversão imediata do campo magnético terrestre levaria a catástrofes diversas, como violentos terramotos, enormes tsunamis e a uma actividade vulcânica intensa.
Fala-se, ainda, da hipótese da passagem de um astro (cometa ou planeta) perto da Terra; do projecto Web bot, que pesquisa os conceitos mais procurados e filtra a informação, de modo a fazer previsões sobre eventuais acontecimentos futuros (ganhou credibilidade ao antecipar catástrofes e atentados, como o furacão Katrina e a queda das Torres Gémeas em 2001), e prevê um evento catastrófico para Dezembro de 2012; ou ainda a entrada em erupção do supervulcão Yellowstone, que arrasaria metade dos Estados Unidos da América e afectaria o clima de todo o planeta; a invasão da Terra por extraterrestres; o retorno da Divindade Suprema (Deus) à Terra.
Há, no entanto, quem defenda que esta data está associada ao fim da era, mas não ao fim do mundo, pelo contrário, dizem marcar o início de uma nova realidade, bastante diferente do cenário que agora vivemos.
Deixando as especulações de lado, certo é que a nossa sociedade está, actualmente, a sofrer crises a vários níveis. Começando pela crise económico-financeira, passando pela superpopulação, o exagerado consumo de petróleo, as desigualdades sociais, a nova pandemia mundial e as mudanças climáticas, bem como tantos outros problemas do mesmo calibre, pode-se afirmar, sem sombra de dúvida, que se continuarmos a agir do mesmo modo nos próximos tempos, teremos um futuro pouco promissor.
De volta à questão do tão falado fim do Mundo, é importante perceber que o medo transcende a grande massa de pessoas, levando-as a “consumir” este tipo de notícias. Depois, vem o lado mediático que apenas se aproveita do receio da raça humana para vender, ou não houvesse já mais de uma dezena de livros sobre o tema e até mesmo um filme, com o evidente exagero típico de Hollywood. Houve sempre alguém a prever que o fim iria chegar em breve, afinal é isso que dá importância à nossa era, ao tempo em que vivemos, ao afirmar que o mais terrível  e exclusivo acontecimento acontecerá connosco a assistir e é também uma maneira de fazer o ser humano dar valor à vida que se mostra demasiado curta e que, quando se vê ameaçada por um fim próximo, tenta realizar tudo quanto até aqui adiava. Há que, sobretudo, ter bom senso e não se deixar impressionar por profecias que, por vezes, nada mais são que isso mesmo.
Talvez no dia 22 de Dezembro de 2012 ainda possamos dizer se este foi, de facto, mais um vaticínio errado, que nos fez temer o fim daquilo que permanecerá como o vivíamos antes, ou não…
 
< Artigo anterior   Artigo seguinte >
 Cartaz "Dança na Escola"
Há muita criatividade por aí, como provam os trabalhos multimédia que os alunos desenvolvem. Se gostas de informática, se te interessas por vídeo, flash, ou outro tipo de animação, junta-te a esta equipa ou faz chegar a ela os teus trabalhos. Podes vê-los na secção Multimédia deste jornal.

 Clube de Xadrez
Sessões de treino às Quartas-Feiras,
    das 14h30 às 16h00, na Sala 5.


 Clube de Jornalismo
Sextas-feiras, 15 horas, na Biblioteca
Aparece!
 
 
Estes são os pins do Outra Presença. Procura-os junto dos membros do Clube de Jornalismo.
 
Pins

 
Acordo Ortográfico
Aqui está uma útil ferramente: um conversor que permite a adaptação ortográfica de excertos de texto a ortografia decorrente do Acordo de 1990

Eu, jovem do interior, me pronuncio
Leia aqui as sugestões dos jovens para a sua região

Dois dedos de Europa

As Crónicas de Mário Sá


Placar

A V edição do Campeonato já começou. Este ano com uma novidade: questões sobre cultura. Participa! Pede os testes na Biblioteca.
 

Blogosfera

Blogues de alunos e ex-alunos da ESAB

Photoblog (Carlos Afonso e Rui Freixedelo)

Inês, mulher, rainha (7ºA)

Avenida Central (Pedro Morgado)

 

 

O Livro da Semana

Livro "A vida num sopro"

Inquéritos

Top ESAB Fevereiro
 
 
SIDA - Não discrimine
É a atitude que propõem os jovens que produziram este trabalho. Ligue o som 

Quiz ambiental

Logotipo do jogo do Eco-questionário

Gota a gota

 Gota de água com um copo na mão

Poupe água (H2O)

Em exibição no Fórum Theatrum

Filmes em exibição

Sabes qual a tua pegada ecológica?

 Logotipo da pegada ecológica

Não deixes de a calcular. Visita  http://www.myfootprint.org/ e responde ao questionário. A conclusão pode surpreender-te.

Ritmos & Paletas

 Ritmos & Paletas

Edição Impressa

Fevereiro_2010_caderno_principal

Maio - 2010

Edição impressa - suplemento

Edição impressa_fevereiro_10_pagina1
Maio - 2010 - Especial Biodiversidade 
 

Biblioteca

Logotipo da biblioteca

Ementa do Refeitório

Roda dos alimentos

Ciência à minha medida

Este é o teu espaço.
Coloca aqui as tuas questões  e procura depois as respostas. Perguntar é aprender.

Logotipo da ciência à minha medida

Autenticação






Esqueceu a senha?
Sem conta? Criar Conta!

Sugestões de leitura

imagem não encontrada
 

Associações de Profissionais do Ensino

Associação de Professores de Educação Física
Associação de Professores de Educação Física 
Associação de Professores de Francês
Associação de Professores de Francês
 Associação de Professores de Geografia
Associação de Professores de Geografia
Associação de Professores de História 
Associação de Professores de História
Associação de Professores de Informática
Associação de Professores de Informática 
Associação de Professores de Inglês
Associação de Professores de Inglês
Associação de Professores de Português
Associação de Professores de Português
Sociedade Portuguesa de Física
Sociedade Portuguesa de Física 
Sociedade Portuguesa de Matemática
Sociedade Portuguesa de Matemática
Sociedade Portuguesa de Química
Sociedade Portuguesa de Química
Sociedade Portuguesa de Filosofia
Sociedade Portuguesa de Filosofia 

 

Difusão de Notícias

 Logotipo da Ciência Viva
 Logotipo do CRIE
 
Skoool
 
 Ciências TIC
 

Imprensa

 

 
 
 
 Highbeam

Clube de Jornalismo

 Carina vitor Beatriz Diana Adriana joana_meco Daniela
Carina Fernandes
Vitor Minhoto
 Beatriz Delgado
 Diana Malhão
 Adriana Pires

Joana Meco

 Daniela
 Rita Joana Mariana Veronica Carolina JoanaEquipa OP
Rita Teixeira
 Joana Teixeira Mariana Lopes
 Verónica Podence
Carolina Pires

Joana Gonçalves

Clube de Jornalismo  - Sexta - 14:30

[+]
  • Narrow screen resolution
  • Wide screen resolution
  • Increase font size
  • Decrease font size
  • Default font size
  • fresh color
  • warm color