Início seta Novas Tecnologias seta Redes Sociais - Um novo modelo de socialização
Redes Sociais - Um novo modelo de socialização PDF Imprimir e-mail
Adriana Pires, Diana Malhão, Mariana Lopes   
17-Fev-2010

A mentalidade avança, o mundo moderniza-se, a tecnologia evolui e, em resultado deste inevitável progresso, a sociedade adapta-se e entra, inconscientemente, num ciclo virtual vicioso. Cria-se assim, uma necessidade crescente de se participar activamente numa sociedade irreal, fictícia e que, contudo, é vista como uma segunda vida por uma esmagadora maioria adolescente.

Meios de convívio e de relacionamento virtual, conhecidos vulgarmente como redes sociais, fazem hoje em dia parte da rotina dos jovens do século XXI, servindo de escape para muitos deles. De uma forma prática, designar-se-iam redes sociais como formas de socializar virtualmente com pessoas de diferentes culturas, diversos costumes, variadas raças, nacionalidades e com características específicas dos mais remotos locais mundiais.

Cada pessoa cria uma conta, onde pode pôr informações sobre si ou não. Através de cada conta, pode-se adicionar amigos, comentar o perfil, enviar mensagens, colocar fotos, jogar e conversar com outras pessoas.

As redes sociais mais utilizadas em todo o Mundo são as seguintes:

1.MySpace – “Um lugar para amigos”
2.Facebook
3.Hi5 – “Os teus amigos. O teu mundo”
4.Twitter – “O que está a acontecer?”
5.Windows Live Spaces – “A rede de relacionamentos do Messenger”

Ao longo do tempo, a popularidade destas redes aumenta a uma velocidade incontrolável e as pessoas comunicam e conhecem-se online. Estamos a viver numa sociedade virtual e o perigo espreita a todos os “cliques”.

My Space – É um serviço de rede social que utiliza a Internet como meio de comunicação social através de fotos, blogues ou perfis de usuários. Foi criada em 2003 nos Estados Unidos e é a 1ª do mundo com mais de 110 milhões de usuários. 

Facebook – É uma rede social que foi lançada em 4 de Fevereiro de 2004. Foi fundado por Mark Zuckerberg, um ex-estudante de Harvard. Inicialmente, a adesão ao Facebook era restrita apenas aos estudantes dessa universidade, mas em 27 de Fevereiro de 2006, o Facebook passou a aceitar também estudantes do ensino secundário e algumas empresas. Desde 11 de Setembro de 2006, que todos os usuários com mais de 13 anos de idade se podem inscrever.

Hi5 – É uma rede social virtual que, até 2008, foi dos 20 sites mais visitados na Internet. A empresa foi fundada em 2003 por Ramu Yalamanchi, que é actualmente o director. O Hi5 afirma que tem 50 milhões de membros activos, dos quais cerca de 4 milhões são residentes na América Latina.

Twitter – É uma rede social e servidor para “microblogging” que permite aos usuários que enviem e leiam actualizações pessoais de outros contactos (em textos até 140 caracteres, conhecidos como “tweets”), através da própria Web, por SMS e por softwares específicos instalados em dispositivos portáteis.

Windows Live spaces – É uma rede de relacionamentos da Microsoft. Foi inicialmente lançada no início de Dezembro de 2004 como um blogue de nome MSN Spaces, com o objectivo de permitir aos seus usuários expressar-se, publicando pensamentos, fotografias e interesses. Com a actualização para o Windows Live, passou a ter também funções de rede social, com a diferença de estar relacionado com o Windows Live Messenger.

 

 
< Artigo anterior   Artigo seguinte >

Ritmos & Paletas

 Ritmos & Paletas

Edição Impressa

Fevereiro_2010_caderno_principal

Maio - 2010

Edição impressa - suplemento

Edição impressa_fevereiro_10_pagina1
Maio - 2010 - Especial Biodiversidade 
 

Associações de Profissionais do Ensino

Associação de Professores de Educação Física
Associação de Professores de Educação Física 
Associação de Professores de Francês
Associação de Professores de Francês
 Associação de Professores de Geografia
Associação de Professores de Geografia
Associação de Professores de História 
Associação de Professores de História
Associação de Professores de Informática
Associação de Professores de Informática 
Associação de Professores de Inglês
Associação de Professores de Inglês
Associação de Professores de Português
Associação de Professores de Português
Sociedade Portuguesa de Física
Sociedade Portuguesa de Física 
Sociedade Portuguesa de Matemática
Sociedade Portuguesa de Matemática
Sociedade Portuguesa de Química
Sociedade Portuguesa de Química
Sociedade Portuguesa de Filosofia
Sociedade Portuguesa de Filosofia 

 

 Logotipo da Ciência Viva
 Logotipo do CRIE
 
Skoool
 
 Ciências TIC
 

Imprensa

 

 
 
 
 Highbeam

Clube de Jornalismo

 Carina vitor Beatriz Diana Adriana joana_meco Daniela
Carina Fernandes
Vitor Minhoto
 Beatriz Delgado
 Diana Malhão
 Adriana Pires

Joana Meco

 Daniela
 Rita Joana Mariana Veronica Carolina JoanaEquipa OP
Rita Teixeira
 Joana Teixeira Mariana Lopes
 Verónica Podence
Carolina Pires

Joana Gonçalves

Clube de Jornalismo  - Sexta - 14:30

[+]
  • Narrow screen resolution
  • Wide screen resolution
  • Increase font size
  • Decrease font size
  • Default font size
  • fresh color
  • warm color