A A A

Agrupamento participa em projeto piloto

As candidaturas ao Plano de Ação para a Leitura decorreram no final do ano letivo transato, tendo sido o Agrupamento um dos quinze selecionados, a nível nacional, para integrar este projeto piloto, a desenvolver entre 2023-2026.

O Plano de Ação para a Leitura (PAL) surgiu de uma proposta do Plano Nacional de Leitura (PNL) para tentar dar resposta às dificuldades identificadas e tipificadas na área da leitura, em cada contexto educativo.
O Agrupamento integra um grupo de quinze escolas que irão desenvolver este projeto piloto. A primeira reunião realizou-se no dia 22 de setembro, nas instalações do Ministério da Educação, em Lisboa, onde o Plano foi apresentado, assim como as etapas subsequentes. Efetuou-se, ainda, uma análise dos resultados de avaliação sobre a Leitura e a Educação Literária, pelo Instituto de Avaliação Educativa (IAVE); referiu-se o contributo da Rede de Bibliotecas Escolares (RBE) para o projeto e, no final, os diretores dos Agrupamentos assinaram o protocolo de desenvolvimento.
A segunda sessão de trabalho decorreu em cada uma das escolas selecionadas, durante os meses de novembro e dezembro, com a presença de membros da equipa do PNL e do IAVE. Nesta formação, foi realizada uma análise de resultados e itens de avaliação externa, bem como a apresentação de princípios, métodos e estratégias, relativamente à didática da leitura. No Agrupamento estiveram presentes coordenadores de diferentes departamentos curriculares e professores de várias áreas disciplinares, com o intuito de se envolver um número alargado de docentes, tendo em conta que a leitura surge em dimensões diversificadas do quotidiano escolar.
O Plano tem como principais objetivos: “a) Combater fragilidades de leitura reconhecidas em estudos internacionais e nacionais e na avaliação realizada pelas Escolas sobre a sua comunidade; b) Desenvolver uma estratégia sustentada de intervenção em leitura no diagnóstico concreto sobre leitura em cada AE/ ENA que vá ao encontro das suas necessidades; c) Desenvolver comunidades leitoras com identidade própria, em que a Escola é o Centro, envolvendo todos os agentes educativos”(https://www.pnl2027.gov.pt/np4/papal.html ).
Entre 2023-2026, os Agrupamentos darão consecução ao Plano, sendo que, na primeira fase (presente ano letivo), se desenvolverão as seguintes etapas: formação do grupo de trabalho; diagnóstico e formação e desenho de intervenção. Na segunda fase (2024-2025), decorrerá a implementação do mesmo, com acompanhamento do PNL e, na terceira fase (2025-2026), será monitorizada a implementação, avaliados os resultados e desenhado um Plano para anos futuros.

 

Moodle Appliance - Powered by Solemp