A A A

Num fim de tarde, sete alunas juntam-se num recanto da Escola. As aulas já terminaram e elas estão descontraídas, discutindo ideias e trocando impressões sobre a vida…

No dia 10 de dezembro, realizou-se a atividade de Robótica, na Escola Básica de Izeda. Esta atividade decorreu em duas sessões de trabalho, pelo facto de nos encontrarmos com medidas de contenção, devido à pandemia do Covid-19. O público-alvo inicial era os alunos do 2.º ciclo do 6.º ano, por fazer parte dos conteúdos programáticos da disciplina, mas alargou-se aos alunos que frequentam o 5.º e o 9.º anos.

Agrupamento Abade de Baçal marca presença

De 9 a 14 de fevereiro de 2020, a cidade de Setúbal foi a anfitriã do 44.º Campeonato Nacional das Profissões SkillsPortugal, Setúbal 2020 a que se seguirá o Campeonato Europeu (EuroSkills) que se realizará de 16 a 20 de setembro deste ano em Graz, na Áustria, e termina com o Campeonato Mundial (WorldSkillsInternational) que se realizará em Xangai, China de 23 a 26 de setembro de 2021.

Uma sala diferente de todas as demais, a sala saRA (sala de aula de Realidade Aumentada), encontra-se na Escola Básica Augusto Moreno, um dos estabelecimentos de ensino do Agrupamento de Escolas Abade de Baçal, sendo um espaço onde, utilizando as tecnologias digitais, predominantemente a Realidade Aumentada, os alunos dos dois anos iniciais do primeiro ciclo consolidam os conhecimentos adquiridos nas aulas teóricas.

No dia 15 de março de 2021, foi realizada uma sessão de esclarecimento virtual, via Zoom, que em anos transatos costumava decorrer presencialmente, para os alunos do décimo segundo ano das escolas secundárias Alfredo da Silva e Abade de Baçal, do centro e do norte de Portugal, respetivamente.  

No dia vinte e três de janeiro, as turmas de 12º ano organizaram o evento “Café com Pessoa”, orientadas pelas professoras de português Luísa Lopes e Paula Romão. Este ocorreu na biblioteca escolar, tendo início às nove da noite, e consistiu na recitação de poemas de Fernando Pessoa e seus heterónimos. Tratou-se de um sarau onde não faltaram leituras, música e representações.

Depois do interregno forçado pela pandemia no ano letivo anterior, o Departamento de Português do Agrupamento de Escolas Abade de Baçal retomou a realização das Olimpíadas de Língua Portuguesa e Literatura, registando-se uma adesão inferior à de anos letivos anteriores.

No dia 23 de outubro, realizaram-se as campanhas das listas propostas para a Associação de Estudantes da nossa escola, para este ano letivo. Devido às circunstâncias do momento em que vivemos, tiveram se ser feitas certas alterações relativamente às atividades que são habituais neste dia. Em que consistiram essas mudanças? 

Decorreu no dia 13 de março de 2019 a primeira fase das competições nacionais do projeto PMate em colaboração com a Universidade de Aveiro. O Departamento de Matemática da nossa escola assumiu mais uma vez a responsabilidade de dinamizar esta atividade, havendo cerca de 326 alunos inscritos nas várias competições - Diz4 (4º ano); Maismat (5º e 6ano); EQUAmat (7ºao12ºano) e Fquest (11ºano). Participaram as escolas: Abade Baçal, Augusto Moreno, Izeda e Escola de Santa Clara.

As provas decorreram nas salas de informática da Escola Abade Baçal, Augusto Moreno e Izeda das 8h30min às 17h15min com normalidade.

REPORTAGEM

 

Seguindo as orientações do Programa Nacional de Combate à Pandemia, realizou-se, no dia 22 de abril, a testagem massiva dos alunos do secundário no Agrupamento de Escolas Abade de Baçal. 

Nos dias 30 de setembro e 16 de novembro, decorreram as sessões de entrega dos prémios de mérito e excelência aos alunos do Agrupamento, marcadas pelas contingências decorrentes da “nova realidade” que as escolas vivem. 

O Concurso Canguru de 2019 realizou-se nas escolas do Agrupamento com uma elevada participação, já que efetuaram a prova 204 alunos.

Atualmente, a associação Canguru Matemático sem Fronteiras conta com representantes de 47 países e mais de 6 milhões de participantes em todo o mundo.

 

Moodle Appliance - Powered by Solemp