A A A

O Departamento de Português do Agrupamento organizou mais uma edição das Olimpíadas de Português, tendo decorrido a sessão do terceiro ciclo no dia 26 de abril e a do ensino secundário no dia 10 de maio, na Biblioteca da escola,  enquanto a de 2º ciclo se encontra agendada para dia 7 de junho.

No dia 16 de outubro, comemorando o Dia Mundial da Alimentação  alguns alunos de 9º ano, fizeram a distribuição de fruta por toda a escola a professores, funcionários e alunos. 

No dia vinte e três de janeiro, as turmas de 12º ano organizaram o evento “Café com Pessoa”, orientadas pelas professoras de português Luísa Lopes e Paula Romão. Este ocorreu na biblioteca escolar, tendo início às nove da noite, e consistiu na recitação de poemas de Fernando Pessoa e seus heterónimos. Tratou-se de um sarau onde não faltaram leituras, música e representações.

Nos corredores do primeiro piso da Escola Secundária Abade de Baçal pode ser vista uma exposição de banda desenhada com obras realizadas pelos alunos da escola, no âmbito da disciplina Educação Visual, orientada pelo professor João Ortega.

Assinalando a quadra natalícia, as turmas da escola elaboraram “Muñecos de Nieve” com mensagens natalícias em Espanhol, que foram distribuídos pelos alunos à comunidade escolar.
Estes passaram pelas salas vestidos de “Papá Noel”, cantaram a canção “Feliz Navidad” e desejaram as boas festas.
Os alunos aderiram muito bem a esta iniciativa, tendo realizado trabalhos de grande qualidade, contribuindo, assim, para uma boa divulgação da cultura hispânica em vários âmbitos e trabalhan aspetos culturais de Espanha e a compreensão e expressão escritas.
Este tipo de atividades regista, de facto, muita adesão por parte de todos os discentes e um bom acolhimento de toda a comunidade educativa.

Decorreu no dia 13 de março de 2019 a primeira fase das competições nacionais do projeto PMate em colaboração com a Universidade de Aveiro. O Departamento de Matemática da nossa escola assumiu mais uma vez a responsabilidade de dinamizar esta atividade, havendo cerca de 326 alunos inscritos nas várias competições - Diz4 (4º ano); Maismat (5º e 6ano); EQUAmat (7ºao12ºano) e Fquest (11ºano). Participaram as escolas: Abade Baçal, Augusto Moreno, Izeda e Escola de Santa Clara.

As provas decorreram nas salas de informática da Escola Abade Baçal, Augusto Moreno e Izeda das 8h30min às 17h15min com normalidade.

Entre os dias 12 e 16 de abril decorreu a semana da leitura, com o mote “A literatura e a ciência”, cuja abertura oficial ocorreu na Escola Augusto Moreno, com a presença da investigadora Isabel Ferreira, do Instituto Politécnico de Bragança, que satisfez a curiosidade das dezenas que alunos que se encontravam no auditório e que prepararam algumas das atividades que animaram o evento.

Após a atuação do coro da Universidade Sénior, os presentes puderam ouvir um poema dedicado à ciência e que foi oferecido à cientista presente, a interpretação de Manuel Freire sobre o poema “Lágrima de Preta”, de António Gedeão (ver caixa), que ilustra bem a íntima relação que a ciência pode estabelecer com a poesia e a música, puderam assistir à curiosidade dos alunos que surgiu na forma de questões e deliciar-se com as respostas de Isabel Ferreira, que mostraram o seu gosto pela ciência. Vejamos como os jovens viveram este dia lendo o testemunho que deixaram.

Em Espanha, o “Día de Reyes” representa hoje em dia um dos pontos altos das festas natalícias e tem um significado muito especial para as crianças, já que é neste dia que as crianças recebem os presentes que sonharam ao longo de todo o ano e que pediram na carta que enviaram aos Reis.

O Concurso Canguru de 2019 realizou-se nas escolas do Agrupamento com uma elevada participação, já que efetuaram a prova 204 alunos.

Atualmente, a associação Canguru Matemático sem Fronteiras conta com representantes de 47 países e mais de 6 milhões de participantes em todo o mundo.

No dia 16 do mês de outubro realizaram-se as eleições para a Associação de Estudantes da escola, saindo vitoriosa a lista P.

 

Moodle Appliance - Powered by Solemp