A A A

Após um longo período de preparação, iniciam-se os encontros e competiçoes. Aa últimas ocorrem no terceiro período e definem os vencedores do ano.

Tal como todos sabemos, o futebol é o desporto mais conhecido e aquele no qual tanto os atletas como os clubes possuem um maior vencimento e rendimento. Isto acontece, pois é o desporto que tem mais apoiantes. No entanto, é neste que existe maior ocorrência de crimes, tanto económicos como civis.

Um dos últimos escândalos a abalar o clima futebolístico foi a “Operação Fora de Jogo”, na qual foram investigadas várias transferências, tanto de treinadores como de jogadores, nas quais estão envolvidos clubes, SAD, dirigentes, empresários e advogados, suspeitos de fraude fiscal qualificada e branqueamento de capitais em negócios de transferências de jogadores e treinadores. Além de instalações de clubes, também se realizaram buscas em domicílios de jogadores, empresários, a sede de Gestifute e escritórios de advogados. Entre as sociedades desportivas alvo de buscas encontram-se as do SL Benfica, FC Porto, Sporting CP, Sporting de Braga, Marítimo, Rio Ave, Vitória SC e Portimonense. O advogado de Cristiano Ronaldo, Carlos Osório de Castro, também é visado nesta operação da Autoridade Tributária. Os atletas Iker Casillas, Jackson Martínez e Maxi Pereira (ex-FC Porto) viram as suas casas ser alvo de buscas, assim como presidente do Sporting CP (Frederico Varandas) e do ex-presidente (Bruno de Carvalho). A única transferência de treinadores investigada é a de Pedro Martins (Rio Ave). Em termos de jogadores, são visadas vinte e cinco transferências: Rafa, Jimenez, Jonas, Carrillo, Júlio César e Ola John (SL Benfica); Tanaka e Bruno César (Sporting CP);  Dyego Sousa, Fransérgio, Éder, Zé Luís e Pablo Santos (Sp. Braga); Danilo Pereira, Danilo, Imbula, Casillas, Osvaldo, Hernâni, Mangala, Jackson, James Rodríguez, Falcao, Evandro e Maxi Pereira (FC Porto).

Outro escândalo foi o “caso Marega”, no qual o avançado malinês do FC Porto, Moussa Marega, foi alvo de insultos, por alguns designados como racistas, por parte de adeptos do Vitória Sport Clube no dia 16 de fevereiro. Perante estes insultos, o avançado abandonou o campo, tendo vários organismos e indivíduos manifestado solidariedade e apoio para com o atleta, tal como, Borussia Dortmund, CD Tondela, Eliaquim Mangala (jogador do Valencia FC), Vasco da Gama FC (clube brasileiro), Rio Ave FC, Sporting CP, SC Braga, entre outros.

Por estas e por muitas outras razões, o futebol não devia ser digno de tanto prestígio. No entanto, todos compreendemos que é uma forma de diversão e ajuda muito a economia, tanto local, como nacional e mesmo global.

No dia 20 de março, realizou-se a última jornada que foi decisiva para apurar a equipa campeã (Coordenação Local do Desporto Escolar) de Bragança e Côa de Basquetebol Juvenis Femininos. A equipa da nossa escola, com empenho e mérito, conseguiu alcançar o segundo lugar.

No decorrer do presente ano letivo, e dando cumprimento ao Plano Anual de Atividades, a Área Disciplinar de Educação Física organizou e dinamizou diversos torneios e competições.O maior destaque vai para o desportivismo e espírito competitivo demonstrado pelos inúmeros alunos participantes e demais intervenientes.

O piloto brigantino estreou-se no campeonato Nacional de Velocidade em 2012. Começou a competir pela influência do pai que competiu durante 16 anos no Campeonato Português e no Campeonato Francês .

No dia 27 de maio, realizou-se o VI Torneio Interescolar de Xadrez, “Cidade de Bragança 2015” uma iniciativa organizada pelo Clube de Xadrez do Agrupamento Abade de Baçal, em parceria com a União de Freguesias da Sé, Santa Maria e Meixedo e o apoio da Associação de Xadrez de Bragança e do Bragança Shopping, que tem vindo a registar, ano após ano, um grande sucesso.

O dia 5 de Janeiro de 2014 fica marcado pela morte de Eusébio da Silva Ferreira, aquele que para muitos foi o melhor futebolista português de sempre. A morte ocorreu por volta das 3:30 horas da madrugada devido a uma paragem cardiorrespiratória.

O final do ano foi muito importante para alunos desportistas do nosso Agrupamento. Bruno Gomes (10ºB), Carlos Grijó (11ºC) e Ruben Kilian Correia (10ºB) constituíram a equipa que foi reapresentar a CLDE (Coordenação Local do Desporto Escolar) de Bragança e Côa na Final Nacional do Projeto Basquetebol 3x3, em Lisboa (Terreiro do Paço) dia 14/05/2015.

Bruno Gomes, jovem de quinze anos, aluno da escola secundária Abade de Baçal, teve a possibilidade de participar no estágio da seleção nacional de basquetebol, que decorreu nos passados dias 14 e 15 de Fevereiro. A estreia do brigantino num evento desta importância merece o devido destaque e mostra o seu mérito e, por isso, numa entrevista ao jornal escolar Outra Presença, partilhou esta experiência.

O Agrupamento Abade de Baçal ganhou todos os encontros de Boccia, ficando em 1º lugar por equipas e obtendo o 1º e 2º lugares individualmente. Estes alunos representaram o Distrito no Encontro Regional, que decorreu em Guimarães, no dia 3 de Maio, tendo ficado em 4º lugar por equipas, posição que o aluno Rui Rocha também conquistou individualmente.

 

Moodle Appliance - Powered by Solemp