A A A

No decorrer do presente ano letivo, e dando cumprimento ao Plano Anual de Atividades, a Área Disciplinar de Educação Física organizou e dinamizou diversos torneios e competições.O maior destaque vai para o desportivismo e espírito competitivo demonstrado pelos inúmeros alunos participantes e demais intervenientes.

No dia 14 de dezembro de 2012 realizou-se a fase escola do torneio compal air 3X3, das vinte e sete equipas que competiram, nos diferentes escalões, ficou apurada uma de cada escalão/género para a fase distrital que teve lugar na ES/3 Emídio Garcia, no dia 13 de março de 2013. A fase regional decorrerá no dia 25 de maio de 2013, na Póvoa do Varzim, e a nossa escola será representada pelas equipas masculinas de iniciados e juniores.

O corta mato escolar, realizado no dia 15 de janeiro, foi uma organização do Agrupamento de Escolas Abade de Baçal com a colaboração do Agrupamento de Escolas Emídio Garcia, no qual participaram as quatro escolas que deles fazem parte num total de 402 alunos. Apesar das condições climatéricas não terem sido as melhores, levando à ausência de alguns inscritos, foi com satisfação que constatámos o grande êxito, que superou as nossas expectativas, não só pelo elevado número de participantes, mas também, pelo ambiente de alegria e motivação que a caracterizou.
O Corta mato distrital do Desporto Escolar realizou-se na Torre Dona Chama, no dia 24 de janeiro, e a nossa escola esteve representada por 21 alunos.
Na final nacional de corta mato que teve lugar em Coimbra, no dia 2 de março, o aluno Ruben Ferreira (9ºB) e o aluno Francisco Vaqueiro (10ºF), representaram a nossa escola e classificaram-se em 71º e 131º no respectivo escalão.

O Projeto Mega – fase escola foi organizado pelo nosso Agrupamento na Escola Augusto Moreno, dia 20 de fevereiro de 2013, tendo participado conjuntamente os alunos das escolas Abade de Baçal e Augusto Moreno.
Da Escola Secundária Abade de Baçal participaram 58 alunos, nas três provas: mega Km (14 alunos), mega salto (20 alunos) e mega sprinter (24 alunos). Foram elaboradas classificações por escola para cada escalão/género.
A fase distrital no dia 8 de março, em Macedo de Cavaleiros, contou com a participação de 11 alunos da nossa escola.

No dia 15 de março de 2013 decorreu o Torneio de Tag Rugby com onze equipas em competição. As equipas vencedoras de cada escalão passaram à fase seguinte, que se realizou em Macedo de Cavaleiros no dia 17 de abril, apurando-se a equipa de infantis para a fase nacional da competição que decorrerá, no dia 25 de Maio de 2013, nas Caldas da Rainha.

O Torneio GiraVolei teve lugar na ES/3 Abade de Baçal, no dia 5 de Abril de 2013, com 20 duplas participantes, representando a ES/3 Abade de Baçal e a EB 1,2,3 Augusto Moreno. Foram apuradas doze equipas para a fase distrital que decorreu no dia 13 de Abril, em Macedo de Cavaleiros. Na fase Nacional a realizar nos dias 1 e 2 de Junho, em Castelo de Vide, o Agrupamento de Escolas Abade de Baçal apresentará 2 equipas.

A MOCHE CUP realizou-se no dia 29 de Abril na ES/3 Abade de Baçal.
A equipa de Iniciados venceu a fase escola e apurou-se para a final nacional que decorrerá nos dias 15 e 16 de junho, no Pavilhão Atlântico em Lisboa.

O grupo disciplinar de educação física, o gabinete de apoio ao aluno e a saúde escolar assinalaram, no dia 15 de Maio, o Mês do Coração com uma tarde de atividade física, destinada a toda a comunidade escolar. Foi realizado um Passeio Pedestre, a Santa Rita com a distância de cerca de 8,5 km. Pretendeu-se, com a organização desta atividade, incutir que, um padrão de vida ativo, é uma necessidade para os saudáveis manterem a sua saúde; sensibilizar toda a comunidade escolar para a prática de actividade física e sua importância como fator de prevenção de Doenças Cardiovasculares; Reduz o risco de morte por doenças cardíacas ou AVC; Reduz o risco de desenvolver doenças cardíacas, diabetes Mellitus do tipo 2 e cancro do cólon; Ajuda a prevenir/reduzir a hipertensão arterial; Ajuda a controlar o peso e diminui o risco de se tornar obeso.
As atividades decorreram sempre num clima de entreajuda e camaradagem entre professores, funcionários e alunos, tendo resultado em momentos agradáveis de bom ambiente e convívio, pelo que arriscamos fazer boas previsões para as atividades que ainda se irão realizar este ano e para as do próximo ano lectivo.
Ainda, estão agendadas as seguintes atividades: no dia 25 de maio, a anual, Gala das Escolas; no dia 14 de junho o II Sarau Desportivo da ESAB e no dia 5 de junho o Torneio de Voleibol.
A todos os participantes expressamos o nosso agradecimento pela colaboração e empenho com que nos brindaram.

 

Moodle Appliance - Powered by Solemp