A A A

Temas propostos (os dois primeiros, temas de concursos já decorridos de escrita em contexto prisional):
“ Na volta do Correio”;
“ Para além do muro”;
“Tratem as pessoas como lixo e elas tornam-se lixo. Tratem-nas como seres humanos e elas vão agir como seres humanos”. (Tom Eberhardt, responsável pela prisão de Bastoy – Noruega)
Nenhum formando escolheu o terceiro tema, o comentário ao texto de Tom Eberhardt.

Na volta do Correio

Izeda, 8 de janeiro de 2024

Meu filho:
Aqui estou, neste vazio, sempre a pensar em ti. Tenho muitas saudades tuas. Aqui a vida é pesada, mas sei que estou a pagar o preço dos erros que cometi. Tenho muitas saudades tuas. Aqui parece que o Tempo não passa, os dias são todos iguais. Tenho saudades do teu afeto, das tuas brincadeiras, do teu carinho. Espero que esteja tudo bem contigo, com os teus estudos, com a tua vida em geral. Sabes que gosto muito de ti, da tua irmã, da mãe e da avó. Sinto-me sempre muito feliz, dão-me sempre muita força as vossas visitas. Quero que estudes e aproveites bem o curso que estás a tirar. Aqui a vida não é fácil. Errei, tenho que pagar a minha dívida à sociedade. Entretanto tenho que aguentar.
Espero que o Tempo passe rapidamente, para poder voltar para junto de vós, sois a minha força e a minha alegria. Estais sempre, sempre, no meu pensamento.
Por agora é tudo.
Beijos do pai que vos adora.

Formando do Curso Técnico de Instalações Elétricas

 

PARA ALÉM DO MURO

“Para além do muro” estão as coisas boas desta vida. A família (o meu grande apoio), os amigos, a praia, o Sol! Toda uma sociedade em que me quero reinserir como pessoa de parte inteira, como ser humano.
Quando olho para além do muro, apoio-me em tudo quanto me dá força, alegria e motivação, lembrando-me sempre de como é bom estar “para lá do muro”, em liberdade. Ajudam muito as visitas da família, dos amigos e, sobretudo, as visitas do meu filho de dois anos.
Cometi um crime, “para lá do muro”, e devo pagar à sociedade a minha dívida, dentro destes muros.
Não foi fácil. O primeiro passo foi a aceitação de todo este processo: daquilo que fiz e não deveria ter feito e do que devo fazer para voltar a ser livre. A convivência com outras pessoas que partilham a mesma situação e a gestão das nossas diferentes vivências também não são nada fáceis.
Mas o mais importante é que “para além do muro” tenho um filho de dois anos, uma família que me ama e uma Vida para viver. Amo a Vida e por isso quero pensar neste período de tempo de reclusão como um Tempo que tenho obrigatoriamente de passar para um dia viver em sociedade, em plena liberdade, com tudo quanto uma pessoa precisa para ser feliz!

Formando do Curso Técnico de Instalações Elétricas

 

Na volta do Correio


Izeda, 8 de janeiro de 2024


Querido pai:
Como vai tudo por aí? A sua saúde, tem andado melhor?
Eu cá vou andando, com muitas saudades para lhe dar um grande abraço! Como vão os meus irmãos? Espero que estejam todos de boa saúde. Dê-lhes um beijo por mim. Diga-lhes que lhes desejo tudo de bom! Um dia destes hei de estar convosco, havemos de nos sentar todos à mesa para confraternizar! Que bom será!
Por hoje vou terminar por aqui, desejando que estas duas letras o encontrem bem melhor do que da última vez.
Um beijo muito grande cheio de saudade e até à volta do Correio! 

Formando do Curso de Mecânica de Serviços Rápidos

 

PARA ALÉM DO MURO

Quando puder passar para além do muro, tenho a esperança de que tudo corra bem. Sei que não vai ser fácil voltar “à vida normal”. Espero conseguir reintegrar-me na sociedade o mais rapidamente possível. Será a partir do meu trabalho, duro e honesto, que vou readquirir, aos meus olhos, dignidade e postura para seguir em frente e ser um motivo de orgulho para a minha família, sobretudo para os meus filhos; orgulho e exemplo. Nesta situação em que me encontro penso que são os meus filhos quem mais sofre e eu ainda sofro mais ao pensar nisso.
Não há nada que valha a nossa liberdade e o estarmos com aqueles que mais amamos.

Formando do Curso Técnico de Instalações Elétricas

 

Moodle Appliance - Powered by Solemp