Início seta Escola Viva seta Escola, Família e Sexualidade
Escola, Família e Sexualidade PDF Imprimir e-mail
Glória Veleda, Direcção da Associação de Pais e E.E.   
16-Abr-2008
Imagem Activa
A Associação de Pais e Encarregados de Educação da Escola Secundária Abade de Baçal organizou uma sessão de esclarecimento destinada a Pais e Encarregados de Educação, cuja temática foi a “Escola,  Família e Sexualidade”, que decorreu no dia 3 de Abril de 2008, pelas 21h, na Biblioteca da Escola. Esta acção teve como principal objectivo informar os pais da importância de falar abertamente com os filhos acerca deste tema, desmistificar alguns “tabus” que ainda se verificam em relação à sexualidade e reforçar a ideia de que não é apenas a escola que tem a função de “educar” os jovens para a sexualidade.

A sessão foi possível porque a Professora Doutora Teresa Correia se disponibilizou para partilhar com os presentes os seus conhecimentos e experiências nesta área, transmitindo-os de uma forma directa, simples, mas eficiente, com o propósito de auxiliar os pais a encontrarem caminhos que os conduzam a uma relação saudável com os seus filhos, auxiliando-os, simultaneamente, a crescerem de forma saudável, responsável e humana.
 
 
A Sexualidade, a Família e a Escola
Teresa Correia

A promoção da saúde sexual e reprodutiva dos indivíduos é um importante contributo para a sua formação pessoal e social e tem ganho um protagonismo crescente principalmente nas áreas da Educação e da Saúde.
Assim, neste contexto é importante envolver a família com a escola a propósito de diversas questões que se colocam sobre o tema. O apoio às famílias na educação sexual das crianças e dos jovens, nomeadamente através do seu envolvimento no processo de ensino/aprendizagem e/ou promoção de actividades específicas de formação dirigidas aos encarregados de edução ou dinamizadas por eles, é fundamental.
É inquestionável a importância da família na educação sexual das crianças e dos jovens, a vivência da sexualidade é um dos elementos do processo de desenvolvimento global da pessoa, no qual a família é o primeiro e um dos principais agentes.
Estando em causa o desenvolvimento e o bem-estar dos seus filhos e educandos, os pais preocupam-se e tomam iniciativas com o objectivo de divulgar e discutir a informação acerca da sexualidade garantindo e promovendo a participação das famílias no processo educativo dos seus filhos e educandos.
Foi neste contexto que surgiu a conferência “ A Sexualidade, a Família e a Escola”, promovida pela associação de Pais/Encarregados de Educação da Escola Secundária Abade de Baçal. Nesta conferência foi feita uma breve resenha histórica sobre a sexualidade, culminando com o conceito mais recente de saúde sexual e reprodutiva. Foram abordados alguns conceitos de sexualidade e reprodução, e discutida a sexualidade enquanto dimensão da personalidade com reflexos no comportamento como um dos temas mais antigos e mais estudados sobre o qual existem as maiores divergências de opinião e de atitude. Não há, por isso, uma sexualidade, mas diferentes sexualidades. Não existem melhores ou piores sexualidades mas apenas distintas sexualidades.
Foi abordada a adolescência como um período de grandes mudanças a todos os níveis da vida do adolescente.
Os pais/encarregados de educação estão conscientes de que é sua responsabilidade dar informação e debater questões ligadas à sexualidade, mas sentem-se, por vezes, com dificuldades várias e inseguros para o fazer. Talvez a timidez, a falta de conhecimento e oportunidade e a insegurança possam ser razões possíveis.
As mudanças de interpretação dos valores que se observam na sociedade contemporânea reflectem-se na dinâmica da estrutura familiar, alterando as regras do comportamento. Assim foi também abordada a família, os seus objectivos e as transformações que tem vindo a sofrer, nomeadamente em termos de estrutura e poder.
Fornecer aos adolescentes informações claras e honestas sobre sexualidade e saúde reprodutiva aumenta a capacidade de desenvolverem habilidades para lidar com a sua sexualidade, tais como o poder de decisão, a assertividade, a capacidade de ngociação.
Foi neste pressuposto que foram discutidas algumas questões e estratégias que possam contribuir para o desenvolvimento de competências individuais dos adolescentes: uma aceitação positiva do corpo, do prazer e da afectividade; uma atitude não sexista; uma atitude não discriminatória face às diferentes expressões e orientações sexuais; uma atitude preventiva face às doenças nomeadamente em relação às doenças sexualmente transmissíveis e ao uso de meios seguros e eficazes de contracepção no sentido do bem-estar geral. O desenvolvimento das competências para recusar comportamentos não desejados ou que violem a dignidade e os direitos pessoais e, ainda, o desenvolvimento das competências de comunicação.
A conferência terminou com uma excelente troca de ideias e experiências entre os pais/encarregados de educação e a convidada.
 
 
 
 
< Artigo anterior   Artigo seguinte >

Ritmos & Paletas

 Ritmos & Paletas

Edição Impressa

Maio_2011_principal

Junho - 2013

(inclui suplemento "em branco")

Plataforma Moodle da Escola

Plataforma Moodle da Escola
 

Associações de Profissionais do Ensino

Associação de Professores de Educação Física
Associação de Professores de Educação Física 
Associação de Professores de Francês
Associação de Professores de Francês
 Associação de Professores de Geografia
Associação de Professores de Geografia
Associação de Professores de História 
Associação de Professores de História
Associação de Professores de Informática
Associação de Professores de Informática 
Associação de Professores de Inglês
Associação de Professores de Inglês
Associação de Professores de Português
Associação de Professores de Português
Sociedade Portuguesa de Física
Sociedade Portuguesa de Física 
Sociedade Portuguesa de Matemática
Sociedade Portuguesa de Matemática
Sociedade Portuguesa de Química
Sociedade Portuguesa de Química
Sociedade Portuguesa de Filosofia
Sociedade Portuguesa de Filosofia 
 Logotipo da Ciência Viva
 Logotipo do CRIE
 
Skoool
 
 Ciências TIC
 

Clube de Jornalismo

[+]
  • Narrow screen resolution
  • Wide screen resolution
  • Increase font size
  • Decrease font size
  • Default font size
  • fresh color
  • warm color