A A A

No dia 19 de janeiro de 2020, cerca de 21 jovens vindos da Alemanha, Itália, Holanda e Turquia, no âmbito do projeto Erasmus “Art for inclusion sake’s”, chegaram à nossa cidade, Bragança, Portugal, onde ficaram essa semana até ao dia 25 do mesmo mês.

Este projeto ocorreu pela primeira vez em novembro de 2019 na Itália, em Alatri, sendo, portanto, esta a segunda semana deste. Durante este período eles ficaram alojados em casas de portugueses, estudantes na escola Abade de Baçal. Foi uma semana cheia de animação, troca de culturas, perspetivas e conhecimentos. Sem dúvida uma experiência muito enriquecedora.

Mal os alunos estrangeiros chegaram, foram recebidos pelos seus hospedeiros, os quais os levaram a conhecer a cidade. Foi um fim de tarde bom para nos conhecermos melhor uns aos outros e até mesmo para reavivar amizades que já existiam! À noite, muitos optaram por ir a um café para podermos conviver todos e pôr a conversa em dia.

No dia seguinte, o primeiro dia deles na nossa escola (segunda-feira), começamos por apresentar a escola aos alunos e, de seguida, fizemos uma atividade onde cada país deu a conhecer um bocadinho de si, apresentando para tal alguns produtos típicos, símbolos e histórias que fazem parte da sua identidade. No fim, todos pudémos apreciar algumas das iguarias de cada país tendo sido um momento de convívio muito divertido e engraçado.

Durante a tarde, aproveitámos para mostrar um pouquinho mais da nossa cidade aos visitantes, em particular o coração desta, o nosso Castelo. Aí estes puderam apreciar os seus traços arquitetónicos, bem como as magníficas paisagens que das suas muralhas se vislumbram. Por isso, a maioria aproveitou para fazer umas sessões fotográficas para atualizar o seu instagram.

À noite, jantaram com as famílias tendo passado algum tempo agradável com estas e aproveitado para descansar.

O dia seguinte foi repleto de atividades. Os alunos começaram por assistir às aulas dos seus hospedeiros, o que foi uma experiência bastante interessante que permitiu comparar sistemas de ensino. De seguida, fomos para a biblioteca onde fizemos uma atividade bastante engraçada denominada: “How to solve common problems?”. Após o almoço, dirigimo-nos para a escola Augusto Moreno onde todos juntos criámos uma canção. Foi uma tarde bastante engraçada e divertida! À noite, depois dos alunos jantarem com as famílias fizemos um baile de máscaras. Nessa festa houve de tudo um pouco: desde músicas a trajes tradicionais de cada país e muitas gargalhadas! Foi uma excelente noite de convívio que permitiu fortificar os laços entre os alunos.

Na quarta-feira, foi o dia de visitarmos o Porto. Partimos bem cedinho, por volta das 7 e meia da manhã, e chegamos aos Aliados, por volta das 9 e meia. Aí encontramo-nos com uma guia turística, a qual nos deu a conhecer a cidade, bem como algumas histórias interessantes dos monumentos que nos rodeavam até à hora de almoço. Após uma manhã bastante informativa e repleta de paisagens incríveis que nos enchiam os olhos, tivemos uma tarde onde podíamos fazer o que quiséssemos. A maioria aproveitou para ir até à Rua de Santa Catarina fazer algumas compras. Ainda assim, houve ainda algum tempo para entrar na Livraria Lello e nos maravilharmos com todos aqueles livros e vitrais magníficos da emblemática livraria da Saga do Harry Potter. Voltamos para Bragança, por volta das 6 da tarde, e à noite aproveitámos para descansar e recuperar energias para o dia seguinte.

Quinta feira foi mais um dia repleto de atividades. Tudo começou com uma aula que depois deu lugar a uma manhã muito animada, com muitas danças tradicionais e muita aprendizagem. Foi muito divertido e engraçado! À tarde, mostrámos alguns dos museus da nossa cidade aos estrangeiros, tendo sido uma experiência bastante interessante. À noite, tivemos um evento incrível na biblioteca da nossa escola, “O Café com Pessoa”. Foi uma noite cheia de poesia onde demos a conhecer o nosso grande poeta Fernando Pessoa aos nossos colegas estrangeiros. Para muitos foi mesmo o primeiro contacto que tiveram com a sua escrita e até com o próprio poeta, para outros, como por exemplo alguns professores, foi uma experiência muito divertida que lhes permitiu ficar a conhecer um pouco mais deste nosso escritor.

Por fim, chegou a sexta-feira, o último dia completo dos estudantes cá em Portugal. De manhã, os alunos começaram por ir a uma aula dos colegas portugueses e, de seguida, dirigiram-se para a biblioteca onde realizamos a atividade: “Words of respect”. Após isso, fomos para as salas de TIC onde realizamos umas atividades para o eTwinning. À tarde, decidimos participar num torneio de volleyball organizado pela associação de estudantes. A nossa equipa, Spaghetti Mamma Mia, teve um excelente desempenho e a sua participação promoveu uma tarde muito divertida a todos os estudantes envolvidos no projeto. À noite, tivemos um jantar de despedida na escola o qual teve muita animação e até uma atuação dos Pauliteiros de Miranda. Após a entrega dos diplomas e dos agradecimentos finais, os alunos aproveitaram para conhecer a noite de Bragança, passar um bom bocado todos juntos e divertirem-se para festejarem a semana incrível que tiveram. Foi espetacular!

Acordar no dia seguinte foi mais complicado, mas os nossos visitantes tinham um autocarro e um avião para apanhar. Por isso, após muitos abraços, choros e gargalhadas lá nos despedimos e todos regressámos às nossas casas ainda com o coração cheio dadas as boas amizades que fizemos e as experiências e os dias fantásticos que tivemos!

Foi, sem dúvida, das melhores semanas das nossas vidas! Uma semana cheia de emoção, risos e confluência de culturas que nos enriqueceu a todos um pouquinho e que acima de tudo nos fez muito felizes!! Esperamos voltar a vê-los em breve! Quem sabe se um dia não iremos aos seus países conhecê-los ainda melhor a eles e ao lugar de onde vêm. Esperemos que sim! Até lá pretendemos participar em mais projetos Erasmus para criar ainda mais laços com outras pessoas de outras partes do mundo e ter ainda mais experiências destas! Que venham mais semanas inesquecíveis!